Em 2020, Brasil pode ser o maior mercado de beleza do mundo

Com admirável crescimento econômico, o setor brasileiro de Higiene Pessoal, Perfurmaria e Cosmética desponta como destaque mundial e pode em alguns anos ser o primeiro do mundo

Perdendo apenas para o Japão e para os Estados Unidos, o Brasil já é o terceiro maior consumidor de produtos de beleza do mundo. Itens de higiene pessoal e perfumaria também engrossam este caldo, e o faturamento do setor gira em torno de 43 bilhões de dólares.

De acordo com o João Carlos Basílio, presidente da Abihpec (Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticicos) os resultados positivos podem ser relacionados à melhor situação financeira que o país obteve nos últimos anos. “O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética, com muita luta, obteve uma considerável redução na carga tributária, que apesar de ainda ser uma das maiores do mundo conseguiu aliviar bastante para os produtores e logicamente, para o consumidor. Também vejo como essencial para o crescimento do setor, bem como para todos os demais setores, a melhoria de renda promovida pelo atual Governo e o maior controle da inflação. Em especial, com este controle inflacionário foi possível dar estabilidade ao mercado uma vez que criou a possibilidade das empresas fazerem planejamento a mais longo prazo, investindo mais em máquinas, equipamentos, reduzindo custos e aumentando a produtividade” explicou.

Para Basílio a alta concorrência presente neste mercado também beneficia o consumidor e alterações sociais também marcam presença na ascenção do setor. “A inserção da mulher no mercado de trabalho é um dos fatores sociais mais relevantes a serem considerados”. Mudanças na mentalidade social também fizeram aumentar a vaidade masculina, elevando percentualmente o consumo de produtos voltados para o homem.

De acordo com dados da Abihpec no ranking de produtos de higiene pessoal mais vendidos lideram os sabonetes (líquidos e sólidos), desodorantes e as fraldas descartáveis. Nos cosméticos encontramos no topo, os produtos de cuidados com a pele, seguidos dos produtos para colorir e descolorir e as maquiagens para a boca.

Apesar do setor ir de vento em popa, a função de uma associação como a Abihpec é lutar para combater as dificuldades. No caso do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética pode-se dizer que o maior percalço continua sendo os tributos altos e complexos, colocados em alíquotas e procedimentos diferentes conforme o Estado. Infraestrutura precária de estradas, portos e aeroportos também encabeçam o rol de preocupações que emperram um crescimento ainda mais extraordinário deste mercado.

A expectativa é de que se a politica de distribuição de renda continuar e o Governo não aumentar os impostos (tanto Federal ,como Estadual ) é possível manter um crescimento na faixa de dois dígitos, logo ultrapassando o Japão e chegando a 2020 sendo o maior mercado do mundo.

Fonte: http://www.belezacidadania.org.br/noticias-de-beleza/314-em-2020-brasil-pode-ser-o-maior-mercado-de-beleza-do-mundo