Você já ouviu falar do Índice Batom?

O termo foi cunhado pelo presidente da Estée Lauder, tradicional marca de cosméticos norte-americana, Leonard Lauder.

É um indicador que se baseia em estatísticas de que as vendas de cosméticos sobem proporcionalmente com a queda do poder de compra dos consumidores.

Com a queda das torres gêmeas o Estados Unidos enfrentou grandes problemas de ordem econômica, mas em contrapartida, a indústria de cosméticos cresceu de forma surpreendente.

E porque aqui no Brasil seria diferente? Pois é, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria), no ano de 2010 o setor faturou R$ 29,9 bilhões, quando a economia do Brasil cresceu 7,5%. Já em 2014 o setor atingiu a marca de R$ 42,6 bilhões enquanto a economia cresceu apenas 0,15% ou seja: o crescimento da indústria de cosméticos é inversamente proporcional ao crescimento da economia no país.

Em 2016 espera-se um crescimento ainda menor ou até mesmo déficit na economia, o oposto do que se espera da indústria de cosméticos, que conforme foi dito acima, deve alcançar um bom crescimento!

Agora você deve estar se perguntando, por que isso acontece? Bem a explicação é a seguinte: são em momentos de crise financeira que os produtos mais baratos chamam a atenção e atraem a preferência tanto dos homens quanto das mulheres, que dão preferência a aquisição de produtos como batons e outros cosméticos no lugar de bolsas, vestidos e sapatos.

Não só por serem mais baratos, mas também por levantarem a auto estima, que é essencial para buscar novos postos de trabalho. Sem esquecer também que muitas delas começam até mesmo a comercializar estes produtos como uma alternativa ao desemprego.

O mercado de cosméticos deixou a muito tempo de ser considerado um nicho de luxo dentro da economia e passou a ser para muitas pessoas algo extremamente necessário.

Muitas empresas dão preferência a contratar pessoas que se preocupem com a boa aparência e todo mundo sabe que a auto estima é fundamental para enfrentar os desafios da vida.

Além disso por movimentar milhões e ser um mercado que cresce a passos largos em comparação a outros ramos de atividade, muitas portas são literalmente “escancaradas” para as oportunidades.

Muitas pessoas estão, através do mercado de cosméticos no Brasil, descobrindo-se verdadeiras empreendedoras, mudando radicalmente seu estilo de vida e por sua vez ajudando a aquecer a economia do país como um todo.

Fonte: http://conquistecomhinode.com.br/mercado-de-cosmeticos-no-brasil/