Fundamentos da Gestão de Processos

Um negócio de sucesso é construído sobre um alicerce de processos que alinham os recursos disponíveis aos objetivos da empresa. Seja fornecendo produtos ou serviços a consumidores, colaborando com parceiros comerciais, ou coordenando os esforços dos colaboradores, os processos, no seu final, unificam o produto (ou serviço), sua marca e seu valor. Processos são o coração e a identidade do negócio.

Eles são os passos para a criação de novos produtos, para a fabricação de item, para o processamento da matéria-prima, para a reposta a uma simples questão de um cliente, para a compra de suprimentos, para a negociação com parceiros ou para o desenvolvimento de um novo mercado. O ponto é que cada negócio possui características únicas que estão inseridas em seus processos.

Num mercado de commodities, a gestão dos processos determina a vantagem. Num mercado aberto, a gestão dos processos cria oportunidades. Entretanto, a imensa maioria destes negócios não tem o correto entendimento ou controle sobre seus processos. Seus gestores, provavelmente, possuem uma forte idéia de um modelo ideal de processos, mas a realidade da execução determina que estes processos sejam diferentes, possuam redundâncias, erros, gaps e ineficiência. Como resultado, os negócios que não possuem um ágil controle sobre seus processos acabam por obstruir seu próprio sucesso. Sem uma solução de Gestão de Processos, os processos são rapidamente aprisionados em unidades isoladas.

Fonte: http://www.trt7.jus.br/pe/files/noticias_publicacoes/arquivos/fundamentos_da_gestao_de_processos_41744.pdf