Utilizando a Gestão de Processos

Para compreender o uso de uma solução de Gestão de Processos, precisamos começar com a construção dos blocos envolvidos no processo. Estes são os componentes ativos do processo. Estes componentes são representados por clientes, colaboradores, parceiros, aplicações e bancos de dados, todos trabalhando na direção de um objetivo específico do nosso negócio. Cada um destes componentes ativos tem um valor intrínseco e participa decisivamente para a perfeita execução do processo. Além disso, cada um destes componentes deve ter uma interface particular com o processo.

A solução de Gestão de Processos atua na ampliação do valor de cada componente, oferecendo uma interface padronizada para cada um e coordenando os esforços de todos os componentes para o atingimento do objetivo, dentro da linha temporal definida para a execução deste processo.

Podemos definir quatro macro-atividades fundamentais para a solução de Gestão de Processos: modelagem, integração, monitoramento e otimização.

Modelagem. Consiste na definição e na construção gráfica de uma representação do processo, que deve contemplar todos os componentes ativos necessários ao processo, múltiplos steps, subprocessos, processos paralelos, caminhos, regras de negócio, tratamento de exceções e tratamento de erros.

Integração. Representa a conexão entre os componentes do processo, para a troca de informações necessária ao atingimento do seu objetivo. Para aplicações, isto significa a introspecção e interação com os sistemas da empresa. Para pessoas, representa a utilização de um portal para a interação e o cumprimento do seu papel dentro do processo.

Monitoramento. Significa a utilização de uma console que permita a visualização gráfica dos processos em atividade, suas várias instâncias e atividades já executadas e como elas foram executadas.

Otimização. É a capacidade de analisar, através de uma interface OLAP, os processos ativos, evidenciando seus pontos fracos e oferecendo instrumentos para a sua melhoria e modificação em tempo real com latência zero.

Estas quatro macro atividades fundamentais de uma solução de Gestão de Processos devem ser consideradas em conjunto, pois são unidas simbioticamente e representam um conjunto de funcionalidades coesas que vão entregar ao cliente as grandes promessas do conceito da Gestão de Processos e do BPMS.

Fonte: http://www.trt7.jus.br/pe/files/noticias_publicacoes/arquivos/fundamentos_da_gestao_de_processos_41744.pdf