Inovações superam crise no setor de perfumaria e cosméticos

Empresários investem em inovação para superar a queda que setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem sentindo desde ano passado. O Brasil, que era o terceiro maior mercado consumidor do mundo, caiu para a quarta posição. Com otimismo e criatividade é possível empreender com sucesso e superar o cenário desfavorável.

A empresária Elza Cristina de Moura e o marido Maurício, por exemplo, investiram na importação de um aparelho de depilação a laser. E não pararam por ai, além de vender o produto, que custa R$ 3.500, eles oferecem capacitação para quem quer empreender no ramo.

O casal fatura setenta mil reais por mês e segue na contramão do setor, que sentiu a queda de 8% no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

A inovação também foi a aposta da empresária Maitê Pedroso. Após lançar uma marca própria de maquiagem e obter sucesso, Maitê percebeu que podia expandir o lucro criando um novo modelo para conseguir se livrar do elevado custo operacional do negócio. Por isso, criou a maleta de maquiagem, que acabou virando uma verdadeira loja sobre rodas. A maleta se abre em oito partes para expor maquiagem, cremes e cosméticos. Só no ano passado, a empresária vendeu 45 maletas. Esse ano, já foram 60.

A Audrey Demallet, que é maquiadora em um salão de beleza, investiu R$ 25 mil na compra da maleta. Audrey faz parceria com salões de beleza e deixa 30% do que ganha com os proprietários do estabelecimento.

Apesar da queda, o setor fechou 2015 com faturamento de mais de R$42 bilhões.

Fonte: http://cidadeverde.com/noticias/223500/inovacoes-superam-crise-no-setor-de-perfumaria-e-cosmeticos