Por que a automação de processos é sua melhor solução de produtividade?

O resultado mais almejado por qualquer empresa é aumentar sua participação e lucratividade no mercado ao mesmo tempo. Mas isso só é possível por meio de dois fatores: 1º, sendo mais eficiente, ou seja, fazendo as coisas da maneira correta, com o menor uso de recursos possíveis (tempo, pessoas, materiais empregados); e 2º, tendo pessoas brilhantes nas funções corretas e com foco total em desempenhar bem suas atribuições. Quando pensamos em um banco, esses dois fatores são ainda mais decisivos para determinar seus lucros ou prejuízos.

E no post de hoje iremos explorar como a automação de processos pode garantir uma melhor eficiência da sua empresa, mitigar os riscos de ter pessoas erradas ocupando papeis chave no processo, além de aumentar a produtividade de pessoas brilhantes para que elas foquem nos resultados e não nos processos que o garantirão. Acompanhe!

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E MELHORIA NA PRODUTIVIDADE
Em um banco, uma das principais variáveis a que a produtividade está relacionada é a correta realização dos processos e as validações das atividades por parte do nível gerencial sobre as operações realizadas. Neste sentido, a automação de processos permite identificar os gargalos nos fluxos de trabalho, além de gerar alertas em tempo real caso algum processo fique estagnado por mais tempo que o definido como ideal.

Isso quer dizer que as pessoas não precisarão se preocupar em transferir tarefas, enviar e-mails, cobrar prazos, escalar temas e solicitações para a gerência e alta gestão, já que tudo poderá ser previsto e automatizado nos processos. Isso garantirá que cada um desempenhe bem as suas funções, sabendo que se algo der errado ou que a carga de trabalho está prevista e pode ser priorizada.

Além disso, passa a existir uma substituição, pois os colaboradores começam a priorizar o “como fazer”, a identificar maneiras de otimizar processos e reduzir o tempo gasto com cada atividade ao invés de se preocuparem com o “o que fazer” para só então determinar o a forma. Apenas nesse processo já teríamos uma grande economia de tempo.

AUTOMAÇÃO E AUMENTO DA SEGURANÇA NOS PROCESSOS
Ser mais produtivo envolve diminuir a quantidade de trabalhos por refazer e o aumento de atividades realizadas em determinado período. Mas como fazer essas duas coisas e ainda garantir a qualidade das tarefas desempenhadas?

O melhor meio para chegar a um aumento quantitativo e qualitativo de tarefas corretas é garantindo que os processos estejam bem construídos, identificando os pontos mais e menos críticos deles. Isso não é possível quando os processos são manuais ou dependem somente dos colaboradores, pois os dados de verificação poderiam ser mascarados e a análise da performance de cada etapa dificilmente seria estimada.

Ao automatizar os processos, é possível estabelecer camadas de validação de processos, momentos em que os diferentes níveis ou áreas de sua instituição devem cooperar e, principalmente, etapas em que o responsável pelo processo deve ficar mais atento para evitar equívocos.

Um ganho extra seria poder identificar as áreas e níveis que mais contribuem para o aumento da eficiência e da produtividade do banco para bonificá-los, além de poder oferecer mais apoio e treinamento para as áreas mais deficitárias.

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS E RECURSOS HUMANO
A maior vantagem da automação de processos é poder realocar esforços e pessoas de sua empresa para tarefas essenciais e reduzir os custos com processos que podem ser cobertos pela otimização e automação.

É importante observar que ao invés de substituir os recursos humanos, como aconteceria em uma indústria, a automação de processos serve para potencializar e aumentar o desempenho individual e coletivo das pessoas. Ao invés de cortar colaboradores, há uma valorização das capacidades individuais delas, já que poderão focar suas energias e esforços em suas funções ao invés de trabalhos burocráticos que as circunda.

Você conhece outros benefícios da automação de processos? Deixe um comentário falando sobre eles neste post.

Fonte: http://blog.simply.com.br/por-que-a-automacao-de-processos-e-sua-melhor-solucao-de-produtividade/