O momento para investir é agora?

Se você não está disposto a assumir o papel de empresário, talvez seja interessante buscar outras formas de investimento, como no mercado de ações, por exemplo.

O ano acabou! Apesar de termos vivido em 2016 uma recessão econômica, a promessa e o otimismo dos empresários para 2017 é de que as coisas melhorem e a economia volte a crescer a partir do segundo semestre. Para aqueles que sonham em ter o próprio negócio tenho uma boa notícia. A hora de investir é agora!

As crises são períodos difíceis para os negócios, onde as margens de lucro diminuem e fica cada dia mais difícil conquistar e manter clientes. No entanto, elas também reservam excelentes oportunidades para os negócios que se mantêm firmes no mercado.

Empreendedores dispostos ao risco costumam utilizar os períodos de baixa para renegociar contratos com fornecedores e investir no crescimento da marca, dessa forma, quando a economia volta a crescer, conseguem manter os preços negociados durante a crise e aumentam sua margem de lucro baseada no aumento das vendas. Certamente é mais arriscado investir nesse período, mas garanto, a economia é cíclica e ela vai voltar a crescer.

Se você ainda está com medo de investir antes do dinheiro voltar a aparecer, eu reuni alguns dados para convencê-lo. A consultoria Deloitte realizou uma pesquisa com empresas brasileiras e apontou que embora seja um otimismo cauteloso os empresários estão dispostos a investir 5% a mais se comparado ao que fizeram em 2016. Ainda de acordo com o levantamento, a parcela de empresas que registraram queda no faturamento em 2016 vai diminuir de 26% para 6%. Ou seja, existe luz no escuro túnel da crise.

É claro que, para quem está começando a flertar com o empreendedorismo, uma melhora tímida não é suficiente, uma vez que, mesmo com o cenário mais otimista, o risco ainda existe. Por isso, uma boa opção é investir no mercado de franquias, afinal de contas, mesmo com todas as dificuldades impostas pela economia neste ano, o setor se mostrou resiliente e registrou crescimento.

Só no segundo semestre, foram abertas mais de 2 mil unidades de franquias e o faturamento do setor cresceu 8,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Além disso, o franchising destaca-se por ser um investimento mais seguro que os demais. Se, aproximadamente, 60% das empresas fecham em seus primeiros cinco anos, a taxa das franquias cai para 4,3%.

A negociação de pontos comerciais também é uma excelente vantagem para as franquias. Para se ter um ideia, durante a crise, os valores chegam a estar 50% mais baratos do que estavam há dois anos e os contratos estão sendo fechados pelo período de cinco anos. Ou seja, ao investir agora, quando a economia já começar a se recuperar, você terá mais lucratividade ao operar com as atuais condições.

Para aproveitar esse momento, também é imprescindível fazer as escolhas certas! Em 2016, por exemplo, o segmento de franquias que mais se destacou foi o de Esporte, Saúde, Beleza e Lazer, com uma taxa de crescimento de 15%. De olho no futuro, a alimentação saudável já figura como uma das grandes tendências de 2017. Além disso, é fundamental escolher uma franquia bem testada, que já tenha anos de atuação, com processos estruturados e que não esteja saturada no mercado.

Com essas dicas em mente você pode partir para a escolha da marca, que deve ser feita de acordo com aquilo que você se identifica. Para ter sucesso no setor você terá de assumir o papel de dono do negócio, participando ativamente da operação. Deverá trabalhar duro, cumprir com suas responsabilidades, se superar diariamente. Quanto mais se dedicar, mais sorte terá!

Todo mundo está esperando estabilidade econômica para começar a investir. Por isso, é tão importante você já começar a assumir-se como empreendedor e antecipar tendências. É possível notar um grande esforço do governo para reaquecer o mercado e retomar o crescimento do país. Se você pretende ter um negócio próprio a hora de investir é agora. No entanto, se você não está disposto a assumir o papel de empresário, talvez seja interessante buscar outras formas de investimento, como no mercado de ações. Apesar destas não apresentarem a mesma rentabilidade que uma franquia, ao menos, você não precisará se esforçar tanto para ver seu dinheiro render.

FONTE: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/o-momento-para-investir-e-agora/115837/

Para a redução de custos e riscos na hora da produção dos seus materiais, conheça a e-Gestão. Todo o controle e rastreabilidade de lotes e processos na palma da sua mão.