Para consumidores, percepção é realidade.

Pesquisa da Bain & Company, realizada com consumidores dos EUA, revelou que a percepção supera a realidade dos preços cobrados nas gôndolas. Entenda:

A percepção dos consumidores sobre uma marca supera a realidade, segundo revelou estudo da Bain & Company realizado com mais de 2.200 clientes de diversos varejistas norte-americanos.

Isso significa que se uma marca considerada cara adotar estratégias de preços mais baixos, ela não conseguirá atrair clientes apenas com essa estratégia, porque na percepção do consumidor, ela continua cara. Já as marcas consideradas baratas, conseguem vender seus produtos mesmo com preços maiores, porque conseguiu consolidar essa imagem junto aos clientes.

Segundo a consultoria, varejistas como Aldi, Amazon e Walmart conseguiram construir sua reputação de vender mais barato, ainda que muitos produtos em suas prateleiras sejam mais caros que a dos concorrentes.

“Muitos consumidores acreditam que as ofertas da Amazon são mais baratos, mesmo quando não é o caso. Na verdade, a Amazon seleciona estratégicamente os produtos, como itens ‘best-sellers”, para competir mais agressivamente, e cobra mais em outros itens”, afirmou a consultoria no estudo. Para se ter uma ideia, a Bain & Company apurou que a Jet.com estava em média 27% mais barata que a Amazon. Porém, a gigante do e-commerce conseguiu construir a percepção de que oferece boas ofertas.

“A competição intensiva por preço faz a percepção dos consumidores ser mais importante do que nunca”, considera a consultoria. “Gerenciar a percepção de preços, não apenas o preço em si, tem se tornado uma capacidade crítica para as empresas que atuam no mercado de consumo”.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/01/10/para-consumidores-percepcao-e-realidade/

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