A loja inviável

Como é possível um pequeno negócio sobreviver espremido entre dois grandes empreendimentos? É possível crescer dessa forma? Confira:

O suco pós-treino é ótimo, o atendimento é dedicado, o preço é justo. O que pode dar errado para a promissora lanchonete do piso térreo?

Gosto de treinar pela manhã. O ritual de acordar, colocar a roupa de treino, tomar um café simples e ir à academia situada convenientemente ao lado de casa me faz muito bem.

A academia ocupa o segundo andar de um pequeno complexo que reúne um supermercado de conveniência, uma lojinha de suplementos nutricionais e uma pequena lanchonete de produtos naturais. Parece perfeito.

A pequena lanchonete é estrategicamente situada na passagem dos muitos alunos que vêm e vão da academia das 6h da manhã até às 23h, de segunda a sexta, das 9h às 19h no sábado, e das 10h às 16h no domingo. A lojinha simpática se situa no caminho dos muitos clientes que visitam o supermercado diariamente. Tudo isso e um apelo natural: produtos bem feitos, atendimento caprichado e atencioso, simpatia, preços justos. Uma receita aparentemente sob medida para o sucesso, certo?

Minha resposta é não. Em minha opinião, nada mais deslocado e inglório do que a pequena lanchonete repleta de boas intenções, sonhos e expectativas. Qual a chance de um local de passagem, meio espremido entre uma loja de uma grande rede de supermercados e uma unidade de uma academia renomada, conquistar uma clientela cativa?

Disputar espaço com duas marcas tradicionais é inglório. Sempre imagino o que leva um empreendedor a tomar uma decisão com esse nível de risco. A própria convivência com um supermercado que sobrepõe de certo modo as mesmas ofertas da lanchonete aumenta a incerteza do negócio.

E assim acompanho, semana a semana, a dedicação da pequena lanchonete. Vez por outra, talvez apiedado ou por conta de um tempo vago, experimento algum produto. Sempre fui bem atendido, comi bem e saboreei deliciosos sucos recomendados para depois de treinos pesados. E sempre vi um consumo ocasional, esporádico, de clientes na mesma situação que eu. Sempre que peço a conta, vejo que não me trazem o cupom fiscal. Claro, o peso dos impostos empurra o negócio para a informalidade, de uma forma quase ingênua, na medida em que a movimentação via adquirente, com as transações por cartão acusam o faturamento, ainda que modesto.

Será que esse pequeno empreendimento foi criado com base em um plano de negócios rudimentar? Será que conceitos básicos como gestão de caixa, alguma estratégia de marketing, alguma ação tática foram considerados? A busca por diferenciais – experiência, algum cardápio divertido, alguma decoração temática – foi sequer cogitada? Por que instalar um negócio de passagem entre dois negócios estabelecidos e com clientela cativa? Entidades como o Sebrae foram procuradas para obter informações?

Cenário econômico à parte, a pequena lanchonete “natural” é um exemplo comum de tantos outros pequenos negócios que tentam a sorte no varejo. Há um espaço muito, muito reduzido mesmo para tentativas desse gênero no mercado brasileiro. Eventualmente, em alguma zona de urbanização tímida talvez ainda seja possível considerar a criação de negócios modestos, onde simplesmente simpatia e bons produtos garantem a subsistência e alguma perspectiva de acumulação de capital. Mas no geral, negócios assim infelizmente patinam, derrapam, tornam os sonhos amargos e podem até mesmo trazer apenas dívidas para seus criadores e proprietários.

O varejo brasileiro tem muito espaço e oportunidades para serem explorados. Tudo depende da condição e dos recursos de quem vai explorar essas possibilidades. Investir tempo, recurso, esforço em uma ideia e uma vontade dificilmente trarão o resultado esperado. Não basta coragem ou desprendimento para a empreitada.

Uma lição valiosa para quem quer ser dono de sua loja é considerar o empreendimento mais tecnicamente. Ainda que haja espaço, certamente ele é pequeno para se tornar algo mais que trabalho desperdiçado.

FONTE: http://www.portalnovarejo.com.br/2017/02/01/a-loja-inviavel/

Para a redução de custos e riscos na hora da produção dos seus materiais, conheça a e-Gestão. Todo o controle e rastreabilidade de lotes e processos na palma da sua mão.