Consultoria em gestão empresarial – qual a sua importância?

Nas primeiras décadas que sucederam a revolução industrial, a principal preocupação dos empresários era a maximização dos lucros e diminuição dos custos, não importando as formas utilizadas para conseguir tal objetivo. Isso significou durante muito tempo a exploração do trabalhador ao máximo mediante condições desumanas de trabalho, felizmente esse cenário foi mudando gradualmente e, hoje, temos inclusive serviços destinados à melhoria da gestão como a consultoria em gestão empresarial.

Atualmente, tornou-se indispensável para as empresas a valorização do colaborador como principal ativo da organização. A necessidade do fortalecimento da marca perante um mercado cada vez mais competitivo fez com que as empresas que não se adequassem a essa nova forma de gestão fossem perdendo espaço aos poucos, hoje é praticamente impossível a sobrevivência a longo prazo de empresas que não valorizam o seu colaborador.

A gestão empresarial tornou-se o grande diferencial entre as organizações e para o próprio mercado. Para empresários que não possuem a qualificação suficiente para elaborar um projeto de gestão que contemple os objetivos da empresa e do mercado, podemos indicar a consultoria em gestão empresarial que oferece auxilio na elaboração e implantação de projetos de gestão já consolidados no meio empresarial.

É importante destacar que a consultoria em gestão empresarial é apenas uma ferramenta que auxilia no planejamento da gestão e sua implementação, mais importante que isso é a criação de uma ideologia voltada para a valorização do capital humano. O lucro e a valorização da empresa no mercado financeiro sempre serão objetivos de qualquer empresa, mas eles tendem a chegar de maneira muito mais natural e consistente em empresas que já possuam um sistema de gestão consolidado.

Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/50383/consultoria-em-gestao-empresarial-qual-a-sua-importancia#ixzz4G58DHcyp