Mercado de cosméticos no Brasil- Crise? Onde?

Não é segredo para ninguém que o mercado de cosméticos no Brasil, e de beleza em geral, desconhece esse negócio chamado crise! Cuidar do corpo tem sido prioridade não só para as mulheres, mas para muitos homens atualmente. Em outros tempos, bastava que a mulher levasse seu batom, blush e rímel que estava tudo certo, mas hoje a lista de itens básicos está muito maior.

Mas o mercado de cosméticos no Brasil não é somente responsável pela beleza das mulheres, ele movimenta uma economia de milhões de reais, gerando renda, empregos e até mesmo incentivando a sustentabilidade.

113% DE CRESCIMENTO AO ANO

Esse é o crescimento médio da Indústria de cosméticos no Brasil nos últimos 5 anos. Isso é fabuloso, é literalmente nadar contra a correnteza em um mercado tão conturbado.

De 2010 a 2015 o mercado de cosméticos no Brasil cresceu 567%, passando de 72 mil para 482 mil profissionais em Janeiro de 2015.

Seguindo essa média podemos ser otimistas e esperar um bom crescimento para o mercado de cosméticos no Brasil em 2016, mesmo diante da crise que o país enfrenta atualmente.

Nós somos o 3º país em consumo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China.

Agora nem tudo é um mar de rosas. Com o crescente aumento deste nicho de mercado, aumenta também a concorrência, tornando a disputa muito acirrada. Os clientes estão dispostos a gastar, mas em contrapartida estão cada vez mais exigentes.

Já diziam os Nonatos: “É fundamental saber além do fundamental”.

O crescimento da indústria de cosméticos se deve principalmente a inovação. Se você tem interesse em entrar nesse mercado, seja criativo, surpreenda, inove. Se você quer trabalhar apenas com o básico, com certeza perderá terreno para a concorrência.

Há hoje em dia uma tendência cada vez maior na personalização dos produtos, que atendam as especificidades de cada tipo de cabelo, pele, idade e sexo e existem até lojas específicas para melhor atender as necessidades dos diferentes públicos.

E como havíamos falado no início do artigo, o mercado de cosméticos no Brasil, assim como o de higiene e beleza, não atrai só mulheres. Estima-se que uma parcela entre 25% a 30% desse nicho, seja formado por homens e que esta parcela pode ser até maior, pois muitos deles por puro preconceito não assumem que usam cosméticos.

RESUMINDO:

  • Não existe crise para o mercado de Cosméticos no Brasil

  • O setor cresceu em média 113% nos últimos 5 anos

  • Os Homens estão cada vez mais adeptos aos cosméticos e cuidadosos com a beleza

  • Ótima oportunidade de iniciar seu negócio próprio com baixo investimento

Fonte: http://conquistecomhinode.com.br/mercado-de-cosmeticos-no-brasil/